RIO — Seis turistas brasileiros morreram nesta quarta-feira, em um apartamento de Santiago após ter inalado um gás, segundo informações do comandante da polícia da capital chilena. Bombeiros realizaram uma evacuação imediata do edifício e, após realizarem medições no ar do apartamento, detectaram altas concentrações de monóxido de carbono, um gás que não emite odor, e cuja inalação pode ser fatal. Algumas medidas podem e devem ser tomadas por proprietários de imóveis para evitar o vazamento de gás.
Ventilação em ambientes com botijão ou encanamento
Ambientes como cozinha, área de serviço e banheiros, onde normalmente ficam os botijões e os encanamentos de gás, devem ter livre circulação de ar para evitar o acúmulo de gás em casos de vazamentos.
Botijão de gás
Quando a residência utilizar botijões, eles devem ser mantidos com o registro fechado quando não estiverem sendo usados. Além disso, devem ser armazenados em locais com circulação de ar e longe de aparelhos e instalações elétricas.
Fogões com botijão
Em casos de fogões com botijão, deixe a mangueira distante e não passe ela por trás do eletrodoméstico. Ela pode ser danificada. A mangueira deve ser trocada a cada cinco anos.
Para verificar se há vazamento no equipamento, use espuma de sabão ou detergente na conexão da mangueira com o fogão. Se houver um aumento de bolhas na espuma há o vazamento de gás.
Aquecedores
Os aquecedores, utilizados em casas com gás encanado, não devem ser instalados dentro de banheiros. Dê preferência pela instalação em áreas de serviço, onde há uma maior circulação de ar. Deixe-o desligado quando não estiver sendo usado. Além disso, as chaminés dos aquecedores devem ter uma saída externa. O gás queimado no equipamento gera gás carbônico, que pode causar morte em caso de inalação.
O que fazer em casos de vazamentos:
Feche o registro
Ao perceber um vazamento de gás, feche o registro do botijão ou dos encanamentos e saia do local. No caso do botijão, retire-o do fogão.
Abra janelas, portas e basculantes
Abra bem todas as portas e janelas para o gás do ambiente. Não use equipamentos elétricos como ventiladores e exaustores para ajudar a retirar o gás do local.
Encontre o vazamento
Após sair do ambiente e o local já estiver bem arejado encontre o vazamento (ou procure uma assistência especializada) para resolver o problema de forma definitiva.
Fonte: https://glo.bo/2WzpTb2
Fone
(19) 99190-3970 - Portal
Horário
Segunda a Sexta
09:00 - 17:00 Horas
E-mail:
portal@solucionasindico.com.br
Sugestões e Reclamações:
ouvidoria@solucionasindico.com.br