A presença de uma onça-parda circulando por um condomínio no distrito de Sousas, em Campinas, na noite de terça-feira, 18 de março, por volta das 23h, deixou moradores em alerta e levantou uma questão importante: como síndicos e administradores devem agir diante da presença de animais silvestres em condomínios?
O crescimento das cidades tem reduzido o habitat natural de diversas espécies, fazendo com que onças, capivaras, tamanduás e outros animais silvestres se aproximem de áreas urbanas. Em condomínios próximos a matas e reservas ambientais, encontros com essas espécies podem se tornar mais frequentes.
Embora a presença de uma onça-parda possa parecer assustadora, esses felinos são naturalmente ariscos e evitam o contato com humanos. Entretanto, caso se sintam acuados, podem agir de forma imprevisível.
O sargento Ulisses, do Corpo de Bombeiros, comentou sobre o caso: "A recomendação é que os moradores evitem contato e acionem os órgãos responsáveis para fazer a captura segura do animal, caso ele continue circulando pelo local."
Síndicos e administradores devem adotar algumas medidas para garantir a segurança dos moradores e a preservação dos animais:
Diante de um avistamento, evite atitudes que possam colocar em risco tanto os moradores quanto o próprio animal:
A presença de animais silvestres em condomínios reforça a necessidade de conscientização ambiental e preparação adequada dos gestores condominiais. Medidas preventivas e a ação correta diante de um avistamento podem garantir a segurança de todos, promovendo uma convivência harmoniosa entre moradores e a fauna local.
Fone
(19) 99190-3970 - Portal
Horário
Segunda a Sexta
09:00 - 17:00 Horas
E-mail:
portal@solucionasindico.com.br
Sugestões e Reclamações:
ouvidoria@solucionasindico.com.br