A pandemia de covid-19 causou diversas transformações na forma como vivemos, uma delas sendo a relação que criamos com o lugar no qual moramos. Sem a possibilidade de frequentar academias, bares, restaurantes, shoppings, cinemas, festas e outros locais de lazer e descontração, acabamos passando muito mais tempo dentro de casa. E tivemos que tornar o nosso lar no espaço de realizar atividades físicas, estudo, trabalho etc.
Nesse novo cenário, as áreas comuns dos condomínios passaram a ter ainda mais importância, servindo como local para se relacionar mais com os vizinhos, relaxar, se exercitar e fugir um pouco do ambiente doméstico. Para tornar esses lugares mais seguros, confortáveis e eficientes para os moradores, as condotechs, startups que atuam na gestão de propriedades e condomínios, têm desenvolvido soluções inovadoras destinadas a esses espaços.
Atualmente existem 77 startups de condomínios ativas em 29 cidades do Brasil. Entre os principais nichos de atuação estão gestão de condomínios, minimercados e sustentabilidade.
Pensando nisso, apresentamos abaixo algumas tecnologias e serviços que estão sendo utilizados dentro dos condomínios para torná-los ainda melhores e mais receptivos aos moradores.
Portaria inteligente
Com esse cenário de distanciamento social e maiores cuidados para impedir a propagação da Covid-19, se tornou essencial a busca por soluções que gerem mais segurança nos condomínios. Uma das medidas praticadas pelas administrações é a adoção de portarias automatizadas com acesso sem toque, por meio de tecnologias como leitor biométrico facial e câmeras termográficas, capazes de bloquear a entrada se a temperatura da pessoa estiver acima do permitido.
Tecnologia de reconhecimento facial
Trazendo mais segurança e rapidez, a biometria facial já está sendo utilizada por condomínios em portais e aplicativos internos, entrada nos apartamentos, para o cadastro de funcionários, reservas de ambientes de uso comum, e recebimento de encomendas. Além disso, já existem empresas que realizam locações de forma 100% online, em que o reconhecimento da face é utilizado no processo, garantindo que não ocorram problemas com a autenticação dos usuários. A solução deixa todos os processos mais práticos, em que só é necessário o uso da face.
Instalação de mercados
Com o isolamento social e o novo perfil de consumo, os modelos de mercados autônomos em condomínios ganharam espaço por ser a forma mais segura e cômoda dos moradores realizarem suas compras, evitando as aglomerações nos supermercados e outros estabelecimentos.
O modelo de negócio baseia-se em instalar dentro dos condomínios um pequeno mercado autônomo, sem atendentes, para que os condôminos possam realizar suas compras. Para isso, é necessário baixar o aplicativo da empresa, se cadastrar e efetivar o pagamento dos produtos que adquiriu, tudo isso de forma online e sem precisar ter contato com nenhum tipo de máquina.
Fonte: https://bit.ly/3l5dsDE
Fone
(19) 99190-3970 - Portal
Horário
Segunda a Sexta
09:00 - 17:00 Horas
E-mail:
portal@solucionasindico.com.br
Sugestões e Reclamações:
ouvidoria@solucionasindico.com.br