Furto em condomínio assusta moradores e pode provocar série de mudanças na segurança.
No último dia 16, por volta do meio dia, um condomínio na cidade de Campinas/SP sofreu uma invasão de dois homens que se aproveitaram da facilidade de acesso e cometeram furtos em uma unidade do edifício.
Câmeras de segurança filmaram toda a ação, a chegada do primeiro suspeito e abertura do portão de entrada pelo funcionário, sem que haja qualquer indagação de onde iria e com quem se encontraria nas dependências do prédio. Ao entrar, o primeiro acusado anda tranquilamente até as escadas de acesso aos apartamentos; minutos depois, volta e abre o portão para seu comparsa, mais uma vez não há questionamento por parte do porteiro.
Os dois homens sobem as escadas e invadem um dos apartamentos para praticarem o furto, nas imagens captadas, verificamos que durante a saída dos acusados não há objetos grandes sendo transportados, eles saem calmamente pelo portão. A vítima que não estava em casa no momento, não quis se pronunciar.
O caso reacende uma questão no quesito segurança para controle de acesso em condomínio. Em locais com portaria presencial, um melhor treinamento e condicionamento dos profissionais no que diz a respeito a segurança, como por exemplo: não abrir o portão há quem não se identificar ou entrar em contradição, como não saber o nome do proprietário, não saber aonde vai. São perguntas simples que podem diminuir o número de roubos/furtos.
Se acontecer da suposta visita cometer algum deste atos, a segurança do prédio pode ser acionada e em casos mais graves a Polícia Militar ou a Guarda Municipal deve ser chamada.
Muitos condomínios estão optando por modificar o uso da portaria física pela virtual. Quem opta pela tecnologia se sente mais seguro, devido ao alto número de situações disponíveis para identificação de uma pessoa, entre elas estão: biometria digital, biometria facial, chave de acesso com os dados do proprietário e foto. Em situações de visita, uma ficha cadastral completa é feita e a liberação de acesso concedida após o morador fazer a autorização.
Redator: Felipe dos Santos Nardare
MTB: 0084137/SP
Fone
(19) 99190-3970 - Portal
Horário
Segunda a Sexta
09:00 - 17:00 Horas
E-mail:
portal@solucionasindico.com.br
Sugestões e Reclamações:
ouvidoria@solucionasindico.com.br