Veja cuidados necessários para receber prestadores de serviço dentro do condomínio
Com o objetivo de garantir a segurança, a ordem e a harmonia no condomínio, o síndico deve redobrar a atenção em diversas situações, inclusive durante a prestação de serviços de funcionários terceirizados ou de fora do quadro de funcionários do local.
Por isso, seja para reparos e serviços nas áreas comuns ou nas unidades dos moradores, é preciso seguir uma série de cuidados e providências no momento da contratação e durante a realização do reparo ou demais atividades.
Assim, além de seguir as recomendações de praxe para controlar o acesso desses funcionários na portaria e identificá-los, é importante contratar empresas ou prestadores confiáveis e com boas referências e sempre utilizar de contrato e demais documentações exigidas.
As visitas também devem ser agendadas com antecedência e, sempre que possível, acompanhadas por um funcionário do condomínio ou pelo próprio síndico, garantindo a realização do trabalho e evitando possíveis problemas.
Nos dias de reparos e manutenções, os moradores sempre devem ser avisados, inclusive com antecedência, para a maior segurança de todos e também comodidade.
Outro fator importante é garantir o uso de EPIs, do seguro e da responsabilidade da empresa ou do prestador de serviços, protegendo o condomínio em casos de danos ou acidentes de trabalho.
E, por último, é importante limpar adequadamente o local após o serviço ou manutenção, assim como descartar corretamente os resíduos que possam ter sido gerados.
Seguindo as dicas acima, os direitos e as necessidades de funcionários, moradores e prestadores de serviço podem ser garantidas com excelência, assim como a tranquilidade a todos os envolvidos.