A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Campinas lançou um número de WhatsApp para a população fazer denúncias de crimes contra o patrimônio (crimes de roubos e furtos em geral).
Uma equipe da central de inteligência da delegacia ficará responsável por receber as mensagens pelo aplicativo e fazer a apuração. DIG LANÇA NÚMERO DE WHATSAPP PARA DENÚNCIAS DE CRIMES
Assim como as ligações, a ação é totalmente anônima e a Polícia Civil afirma que dá garantia do sigilo das informações passadas. "Fizemos um programa que após o recebimento da denúncia ela vai para um formulário e de imediato o número é apagado. Esse é um mecanismo que criamos para proteger quem fizer a denúncia e assim desfazer qualquer receio", afirmou o delegado titular da DIG, José Carlos Fernandes da Silva.
O número, que já está funcionando é (19) 98904-4629. Para quem preferir o telefone 3231-7979 continua funcionando também para denúncias anônimas. A delegacia também recebe denúncias por cartas, que continuarão a serem atendidas.
O delegado explicou que atualmente por semana a unidade recebe cinco denúncias dando informações sobre crimes que ocorreram. A intenção é aumentar esse número com a facilidade do aplicativo. "Todo mundo tem o aplicativo, além disso, por meio dele é fácil encaminhar fotos e vídeos sobre algum crime ocorrido", afirmou. Ele ressaltou que todas as informações de quem entrar em contato com as mensagens serão apagadas.
Ele lembrou que entre os crimes contra o patrimônio se destacam roubo ou furtos de carro, casa, carga e bancos.
"Mas se chegar outros tipos de denúncias vamos encaminhar para as delegacia especializadas como a Dise (Delegacia de Investigação Sobre Entorpecente), Homicídios e DDM (Delegacia de Defesa da Mulher). Quando a informação chegar, nossa central vai apurar para ver se a mensagem é verdadeira e daí segue para o delegado responsável para fazer a apuração", explicou.
O delegado afirmou que o número de WhatsApp será também divulgado em locais onde crimes ocorreram. "Sempre que vamos há algum ponto onde teve algum roubo temos o costume de entregar panfletos com telefone para as pessoas ligarem, agora vamos acrescentar o whats que achamos ser bem mais fácil de maior interação", explicou.
Outro fato que o delegado afirmou é que se a pessoa que for fazer a denúncia preferir ela pode tirar por um tempo a foto do whats. "É simples, é só configurar o celular porque daí a foto dela não aparece. Depois ela pode voltar ao normal. Mas repito: não é preciso ficar preocupado com isso", alertou.
DADOS
Campinas é a segunda cidade com mais roubos e furtos de veículos registrados no Estado, atrás apenas da capital. Segundo o Boletim Econômico Tacker-FECAP, dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo indicam que quase 4,1% dos roubos de carro registrados em todo o Estado ocorrem na cidade.
Já em São Paulo, o número é muito maior: 40% dos furtos e 45% dos roubos de veículos registrados no Estado ocorrem na capital. Enquanto a maioria dos furtos registrados (cerca de 30%) ocorreram pela manhã, 50% dos casos de roubo foram à noite.
As vias públicas são os locais onde os bandidos mais atuaram. Cerca de 60% dos casos foram registrados em ruas e avenidas.
O estudo é feito em parceria pelo Grupo Tracker, que atua no setor de rastreamento e monitoramento de veículos, e a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado. Apesar do total, os principais crimes analisados pela SSP tiveram queda em Campinas no primeiro trimestre deste ano, como homicídios (-14,6%), roubos (-32%), roubo de veículos (-17%), furtos (-11,4%) e furtos de veículos (-1,65%).
Fonte da matéria: clique aqui
Fone
(19) 99190-3970 - Portal
Horário
Segunda a Sexta
09:00 - 17:00 Horas
E-mail:
portal@solucionasindico.com.br
Sugestões e Reclamações:
ouvidoria@solucionasindico.com.br