Como combater a Inadimplência em seu condomínio.

Como combater a Inadimplência em seu condomínio.

Estamos com um pouco mais de 1 ano em fase de restrições decorrentes da pandemia no país e ainda não temos plena convicção de quando teremos o fim deste período.

Como consequência desta longa fase que atravessamos, estamos sentindo os reflexos mais acentuados repercutirem na economia, tais como o nível de desemprego aumentar, a inflação subir, dentre outros e, inevitavelmente, a Inadimplência Condominial começa a demonstrar seu crescimento e começa a atemorizar condôminos, síndicos e conselheiros nos condomínios.
A grande pergunta que se faz neste momento é "como evitar este aumento de inadimplência ou reduzi-la a um ponto que não comprometa a saúde financeira do condomínio?"


A resposta exata para esta pergunta, na verdade e infelizmente, não existe!


Mas, analisando o perfil de cada condomínio é possível traçar parâmetros e objetivos que nos conduzam a ações mais eficazes para combater a inadimplência.
Digo isso em razão de que cada condomínio tem a sua característica própria, até porque conheço vários que não foram afetados pela inadimplência e até resolveram subir sua taxa condominial o mínimo possível para não provocarem no próximo ano um grande aumento acumulado.


Porém, para minimizar e combater a inadimplência deve-se primeiramente ter um planejamento orçamentário consistente e com objetivos claros.
Caso a inadimplência tenha se elevado ou esteja na sua iminência, é inevitável se adotar ações de redução de custos!


Implantação de lâmpadas de Led, acendimento e desligue automático das lâmpadas, redução de pessoal, adoção de formas alternativas de portaria, tais como portaria autônoma ou virtual, conforme a característica do condomínio, fiscalização do consumo de água nas áreas comuns, pesquisa de preço para redução de custos com empresas de manutenção (sem esquecer, claro, do fator qualidade), suspensão temporária da arrecadação do fundo reserva, realização de intervenções realmente indispensáveis para o condomínio, sem se esquecer das manutenções obrigatórias, dentre outras medidas, são exemplos de ações que devem ser analisadas e tomadas para redução de custos.


Os condôminos ficam felizes em verificar a preocupação do síndico e conselheiros na busca da utilização do capital de forma mais adequada para o momento no condomínio e os síndicos e membros do conselho são valorizados pelos moradores.
Num próximo artigo, estarei abordando formas de redução do saldo devedor da inadimplência.

 


Obrigado pela sua atenção.
Alex F. dos Reis é Advogado, inscrito na OAB/SP 185.144. Especialista em Direito Empresarial, Tributário e Condominial. Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Informativo

Informe-se

Anuncie

Fornecedores
Telas e Painéis Digitais
(19) 98369-1664 - Comercial

Apoiamos

Image

Fale Conosco

Fone
(19) 99190-3970 - Portal

Horário
Segunda a Sexta
09:00 - 17:00 Horas 

E-mail:
portal@solucionasindico.com.br

Sugestões e Reclamações:
ouvidoria@solucionasindico.com.br

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Copyright © 2025 - Soluciona Síndico - Direitos Reservados