O fim de ano está logo ali, porém, antes das festas de Natal e Ano Novo, cada vez mais, famílias brasileiras comemoram a data comemorativa do Halloween ou o Dia das Bruxas, no dia 31 de outubro.
A comemoração teve origem no final do século XVIII, de origem pagã, antes de existir a religião do cristianismo. Dessa forma, as pessoas da época faziam oferendas à diversos deuses e deusas e a festa era conhecida como Samhain, de origem celta, que comemorava o fim do verão e o deus dos mortos, com fogueiras e banquetes fartos devido ao fim da colheita.
A data é importante nos Estados Unidos, o maior feriado não cristão de lá, que movimenta o mercado de doces, principalmente chocolates, tanto quanto a Páscoa e o Dia dos Namorados. No Brasil, começou a ser celebrado ao longo dos anos, porém, na mesma data, é celebrado também o Dia do Saci, com o intuito de resgatar a cultura popular do folclore brasileiro.
Em nossas terras, não é todo lugar que aceita bem o dia das bruxas. Por muitos considerado apenas festa à fantasia para as crianças, para um país onde o cristianismo domina a maior parte da população, a celebração não é bem vista com bons olhos, por grande parte das pessoas. Portanto, é necessário redobrar a atenção na hora de comemorar nos condomínios.
A fim de respeitar a opinião e a religião de todos, o síndico ou a gestão do condomínio não deve impor a festa, evitando conflitos. Em alguns casos, até proibido utilizar as finanças do condomínio para o caso, assim como o salão de festas.
Vale, portanto, levar o assunto para a assembleia e ouvir todos os lados. No caso de votos a favor, crianças e responsáveis devem tomar cuidado com os não participantes, evitando tocar campainhas e fazer “travessuras”. Dessa forma, é possível festejar e promover momentos de diversão, sempre com consciência e com o objetivo de manter o ambiente harmonioso. Confira outras dicas para a festa aqui no portal.
Fonte: BBC News Brasil
Escrito por:
Dayene Gonçalves
Estagiária de Jornalismo
Fone
(19) 99190-3970 - Portal
Horário
Segunda a Sexta
09:00 - 17:00 Horas
E-mail:
portal@solucionasindico.com.br
Sugestões e Reclamações:
ouvidoria@solucionasindico.com.br